GUIRLANDA DE NATAL

Para fazer esta guirlanda você irá necessitar dos recursos do Paint Shop Pro (eu utilizei a versão X6, mas poderá ser usada, tranquilamente, qualquer versão acima do 9),do Jasc Animation Shop, opcionalmente do plugin Alien Skin Eye Candy,

-  tubes que sirvam ao seu propósito (fiz uma seleção dos mesmos que inclui no material), mask e seleção (tudo incluído nos materiais)

- da mask 02MART~11 e

- da seleção 2013_nls_guirlanda.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
COLOQUEI UMAS OBSERVAÇÕES E ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES, QUE PODERÃO LHE AUXILIAR NA CONFECÇÃO DESTA GUIRLANDA, EM UMA PÁGINA A PARTE.
SE QUISER ACESSÁ-LAS

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MONTANDO A GUIRLANDA

1 - Abrir uma nova imagem medindo 650x650;

2 - SELECTIONS - LOAD SELECTION FROM DISK - procure pela 2013_nls_guirlanda;

3 - Preencha esta seleção com uma cor qualquer;

4 - IMAGE - CANVAS SIZE - passe para uma medida bem folgada (depois, se necessário, você poderá, utilizando a ferramenta CROP retirar o excesso) - 850x850 pixels ou mais;

5 - LAYERS - NEW RASTER LAYER;

6 - NESTA NOVA LAYER, ative a ferramenta PICTURE TUBE, procure por um tube que componha o corpo da guirlanda - galhinhos, flores, etc.

7 - Deixe a paleta de tubes assim configurada:

8 - Quando achar que ficou a guirlanda como deseja, delete a layer da seleção, deixando só a layer da guirlanda que se formou com a aplicação dos tubes de galho. EFFECTS – 3D EFFECTS – DROP SHADOW bem suave:

9 – LAYERS – NEW RASTER LAYER, nesta layer enfeite a gosto, ou personalize-a como abaixo explico, não esquecendo de aplicar um ligeiro drop shadow em cada elemento.

PERSONALIZANDO SUA COROA
(passos opcionais)

I - Escolha um dos portarretratos (ou confeccione o seu) copie e feche o original;

II - Com a "magic wand" selecione o centro vazio do porta-retrato;

III - SELECTIONS - MODIFY - EXPAND 2;

IV - LAYERS - NEW RASTER LAYER;

V - LAYERS - ARRANGE - MOVE DOWN;

VI - Escolha os retratos que vai usar, selecione a parte que irá transferir para o porta-retrato - EDIT - COPY - EDIT PASTE INTO SELECTION - na layer vazia que está embaixo;

VII - EFFECTS – PLUGINS – ALIEN SKIN – EYE CANDY 7 – GLASS ou EYE CANDY 5 – IMPACT – GLASS, assim configurado:

OU

NO EYE CANDY 5 – IMPACT – GLASS:

VIII - EDIT - COPY MERGED - EDIT PASTE AS A NEW LAYER, na guirlanda;

IX - Volte à imagem do porta-retrato e aplique  UNDO na imagem até voltar à etapa de selecionado com 2 layers;

X - Repita quantas vezes desejar os passos I a VII.

CONTINUANDO A MONTAGEM DA GUIRLANDA

10 - Quando o resultado lhe agradar, tire a visibilidade da layer da guirlanda – MERGE – MERGE VISIBLE.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: DEIXE ESPAÇO SUFICIENTE ENTRE OS ENFEITES QUE LHE PERMITA ADICIONAR AS ESTRELAS, BOLAS ou LUZES, que serão objeto de nossa animação (veja exemplo).  

11 – LAYERS – NEW RASTER LAYER – ARRANGE – MOVE DOWN, escolha uma cor para compor o fundo de sua tag e preencha esta nova layer;

12 – LAYERS – NEW RASTER LAYER (acima da layer do fundo) – preencha com uma cor contrastante;

13 – Abra a mask que acompanha o material deste tuto (02MART~11) – retorne à tag que está compondo: LAYERS – NEW MASK LAYERS – FROM IMAGE e aplique a mask. LAYERS – MERGE – MERGE GROUP;

14 – Na layer com a mask aplique um drop shadow ligeiro (repita a configuração demonstrada no ítem 8 deste tutorial);

15 – LAYERS – NEW RASTER LAYER, assine ou coloque sua marquinha.

PREPARANDO A ANIMAÇÃO

A – Em uma layer nova, coloque algumas estrelas (ou bolas, ou pequenas lâmpadas – fornecidas junto com o material),entremeando os enfeites (e/ou retratinhos) bem como intercalando cores, no tamanho desejado. Coloque este elemento SEMPRE em número PAR;

B – Estando o resultado a gosto, duplique esta layer. Renomeie estas duas layers para STAR e LIGHT;

C – Na layer denominada LIGHT, aplique: ADJUST/BRIGHTNESS&CONTRAST/FILL LIGHT – CLARITY, na seguinte configuração (conforme o elemento que decorou esta parte, pode ser que a configuração abaixo não fique adequada, então vá mexendo nos comandos até que chegue a um tom mais claro mas que tenha um bom brilho):

C – Duplique a layer STAR e a layer LIGHT duas vezes (ficaremos com 3  layers de cada). Renomeie as layers duplicadas STAR para STAR 2 e STAR 3, faça o mesmo com as layers LIGHT, renomeie-as para LIGHT 2 e LIGHT 3. Neste ponto estas serão as layers que deverão constar de seu trabalho:

D – Deixe as layers exatamente como acima demonstro, pois isto facilitará na hora de levar para o Animation Shop.

E – Começando pela layer LIGHT 3, apague, com a ERASER TOOL (borrachinha), intercaladamente (uma sim, outra não) as estrelinhas (luzes ou bolinhas);

F – Faça o mesmo na layer LIGHT 2, desta feita INVERTENDO as estrelinhas apagadas (observe que deixando visíveis as layers LIGHT 2 e LIGHT 3 você terá a volta inteira de estrelinhas, idênticas à layer LIGHT);

G – Proceda da mesma maneira nas layers STAR 3 e STAR 2 (observando o intercalar das estrelas, que, quando ambas visíveis, deverão conter o mesmo número de estrelas, bolas ou lâmpadas contidas na layer STAR).

LEVANDO AO ANIMATION SHOP

1 – Tire a visibilidade das layers STAR 2, STAR 3, LIGHT, LIGHT 2 e LIGHT 3 – EDIT – COPY SPECIAL – COPY MERGED;

2 – Abra o seu Jasc Animation Shop – EDIT – PASTE – PASTE AS A NEW ANIMATION;

3 – Retorne ao PSP, abra a layer LIGHT 2 - EDIT – COPY SPECIAL – COPY MERGED;

4 – Volte ao Animation Shop – EDIT – PASTE – AFTER CURRENT FRAME;

5 – Retorne ao PSP, feche a layer LIGHT 2 e abra a layer LIGHT 3 - EDIT – COPY SPECIAL – COPY MERGED;

6 – Volte ao Animation Shop – EDIT – PASTE – AFTER CURRENT FRAME;

7 – Retorne ao PSP, feche a layer LIGHT 3 e a layer STAR, volte a visibilidade da LAYER LIGHT- EDIT – COPY SPECIAL – COPY MERGED;

8 – Volte ao Animation Shop – EDIT – PASTE – AFTER CURRENT FRAME;

9 – Retorne ao PSP, volte a visibilidade da LAYER STAR 2- EDIT – COPY SPECIAL – COPY MERGED;

10 – Volte ao Animation Shop – EDIT – PASTE – AFTER CURRENT FRAME;

11 – Retorne ao PSP, tire a visibilidade da LAYER STAR 2 e volte a visibilidade da layer STAR 3 - EDIT – COPY SPECIAL – COPY MERGED;

12 – Volte ao Animation Shop – EDIT – PASTE – AFTER CURRENT FRAME;

13 – Sua animação ficará com 6 FRAMES;

14 – EDIT – SELECT ALL;

15 – ANIMATION – FRAME PROPERTIES – DISPLAY TIME em 25;

16 – EDIT – SELECT NONE;

17 – Mude o DISPLAY TIME das frames 1 e 4 para 50;

18 – EDIT – SELECT ALL;

19 – ANIMATION – RESIZE ANIMATION:

20 – Teste sua animação e salve em qualidade de 255 cores.

EXEMPLO UTILIZANDO PORTARRETRATOS:

(minha família)

 

 

Copyright© 2002/2013 Ninh@® Lopes de Sá * Todos os direitos reservados* Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá - Ninh@®, em 12 de dezembro de 2006, revisto, atualizado e modificado em 12 de novembro de 2013. Protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.

 

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