Tag Feliz Aniversário

Para fazer esta tag animada você irá necessitar, além dos programas PAINT SHOP PRO (eu utilizei a versão X6, mas poderá ser feita em outra versão, sem qualquer dificuldade) e do programa JASC ANIMATION SHOP, de:

- tubes alusivos ao tema (um deles deverá conter velinhas, pois estas serão objeto de animação)
- uma cluster (molduras adornadas com elementos diversos)
- elementos decorativos
- papel texturizado
- uma mask para ser aplicada no papel texturizado

e os PLUGINS:
Alien Skin Xenofex 2 Site do fabricante e

Creativity Text Art Site do Fabricante

Você poderá fazer o download do material por mim  utilizado na tag acima AQUI
OBS: Eu apliquei ADJUST/HUE AND SATURATION - ADJUST/HUE/LIGHTNESS na cluster para amenizar as cores desta.

MONTANDO A TAG

1 - NO PAINT SHOP PRO: Abra uma Nova Imagem medindo 800x800 pixels, transparente;

2 - Escolha uma cor que combine com os elementos que escolheu para montar a sua tag e preencha esta nova imagem;

3 - Abra o papel texturizado que escolheu para compor a sua tag - EDIT/COPY;

4 - Retorne à tag que está montando: LAYERS/NEW RASTER LAYER: SELECTIONS /SELECT ALL : EDIT /PASTE INTO SELECTION (o papel que copiou no passo anterior);

5 - Abra a mask que escolheu e aplique-a no papel texturizado que acabou de adicionar: LAYERS/NEW MASK LAYER /FROM IMAGE, dê OK. LAYERS/MERGE/MERGE GROUP;

6 - Componha a sua tag a gosto, adicionando elementos (no exemplo acima o elemento das flores foi colocado entre a layer do fundo e a layer onde foi aplicada a mask, e, o BLEND MODE desta layer foi modificado para SOFT LIGHT);

7 - Estando a gosto a sua decoração, acione a layer superior - LAYERS - NEW RASTER LAYER, faça um retângulo que deverá ser correspondente, aproximadamente, ao tamanho do texto que irá colocar:

8 -  EFFECTS - PLUGINS - CREATIVITY - TEXT ART e configure do seguinte modo (a cor será de sua escolha, para trocá-la basta clicar no quadradinho correspondente à mesma):

9 - Assine sua tag.

PREPARANDO PARA ANIMAR

a) Utilizando a ferramenta SELECTION - MAGIC WAND, assim configurada:

ou, se estiver usando a versão X6 do programa, a ferramenta SELECTION - SMART SELECTION BRUSH, cuja configuração dependerá do tamanho da área que deseja selecionar (abaixo veja uma ligeira explicação acerca desta ferramenta).
Vá selecionando algumas partes dos seus elementos com vistas a animá-las posteriormente (no exemplo acima veja o que foi por mim escolhido para animar: flores e folhas da cluster).
Tendo efetuado as seleções desejadas: SELECTIONS - PROMOTE SELECTION TO LAYER. SELECTIONS - SELECT NONE.
Duplique esta PROMOTE LAYER duas vezes (ficaremos com 3 layers iguais).
Clique duplo, na paleta de materiais, sobre a promote layer e nomei-a ELEMENTO 1, faça o mesmo com as outras 2 layers que foram duplicadas, nomeando-as como ELEMENTO 2 e ELEMENTO 3;

b) Utilizando a MAGIC WAND, a SMART SELECTION BRUSH ou a FREE SELECTION TOOL, selecione a chama das velinhas que utilizou para compor sua tag. Tendo efetuado a seleção da chama: SELECTIONS - PROMOTE SELECTION TO LAYER. SELECTIONS - SELECT NONE.
Duplique esta PROMOTE LAYER duas vezes (ficaremos com 3 layers iguais).
Clique duplo, na paleta de materiais, sobre a promote layer e nomei-a CHAMA 1, faça o mesmo com as outras 2 layers que foram duplicadas, nomeando-as como CHAMA 2 e CHAMA 3;

c) Deixe selecionada a layer onde se encontra o texto que fez usando o Text Art e duplique 2 vezes, ficando com 3 layers do texto. Clique duplo, na paleta de materiais, sobre a primeira layer que contém o texto e nomei-a TEXTO 1, faça o mesmo com as outras 2 layers que foram duplicadas, nomeando-as como TEXTO 2 e TEXTO 3.

d) Neste ponto, sua paleta de layers deverá estar assim:

 

ANIMANDO

I - Acione a layer ELEMENTO 1 - EFFECTS - PLUGINS - ALIEN SKIN - XENOFEX 2 - CONSTELATION, configure como abaixo:

Repita este processo, apenas clicando em RANDOM SEED nas layers ELEMENTO 2 e ELEMENTO 3.

II - Acione a layer CHAMA 1: ADJUST - BRIGHTNESS AND CONTRAST - BRIGHTNESS CONTRAST, assim configurado:


OBS:Pelos meus testes, a configuração de CONTRAST dependerá da chama a ser animada (vá testando).

Repita este processo nas layers CHAMA 2 e CHAMA 3, mudando BRIGHTNESS para -15 (CHAMA 2) E -25(CHAMA 3).

III - Acione a layer TEXTO 1: ADJUST - BRIGHTNESS AND CONTRAST - BRIGHTNESS CONTRAST, assim configurado:

Repita este processo nas layers TEXTO 2 e TEXTO 3, mudando BRIGHTNESS para -15 (TEXTO 2) E -25(TEXTO 3).

LEVANDO PARA O ANIMATION SHOP

A) Retire a visibilidade das layers: ELEMENTO 2/ELEMENTO 3; CHAMA 2/CHAMA 3 e TEXTO 2/TEXTO 3:  EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED, abra o JASC ANIMATION SHOP - EDIT/PASTE AS A NEW ANIMATION;

B) Retorne ao PSP, tire a visibilidade das layers ELEMENTO 1/ CHAMA 1 e TEXTO 1, voltando a visibilidade das layers ELEMENTO 2/ CHAMA 2 e TEXTO 2:  EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED, volte ao JASC ANIMATION SHOP - EDIT/PASTE AFTER CURRENT FRAME;

C) B) Retorne ao PSP, tire a visibilidade das layers ELEMENTO 2/ CHAMA 2 e TEXTO 2, voltando a visibilidade das layers ELEMENTO 3/ CHAMA 3 e TEXTO 3:  EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED, volte ao JASC ANIMATION SHOP - EDIT/PASTE AFTER CURRENT FRAME;

D) Sua NEW ANIMATION deve, neste ponto, estar com 3 frames: EDIT/SELECT ALL, e depois: ANIMATION/FRAME PROPERTIES, e coloque DISPLAY TIME em 25:

E) ANIMATION/RESIZE ANIMATION:80%:


 

F) Teste sua animação e salve seguindo os passos abaixo:

OUTROS EXEMPLOS

Você poderá fazer o download do material por mim utilizado na tag AQUI

 


Você poderá fazer o download do material por mim utilizado na tag AQUI

 

SOBRE O NOVO RECURSO DO PSP X6 -SMART SELECTION BRUSH

Este recurso é simplesmente "show de bola" e nos possibilitará selecionar a parte da imagem que desejamos utilizar para compor nossos trabalhos.
 

Como pode verificar nas ferramentas de seleção, no PSP X6, foram adicionadas 2 novas opções: SMART SELECTION BRUSH e AUTO SELECTION, aqui descreverei minha experiência com o SMART SELECTION BRUSH que facilita em muito nosso trabalho pois nos permite selecionar, de forma simples e exata, o que desejamos.

Deixe ativa a layer do  seu trabalho cuja imagem desejará selecionar partes, clicando do mesmo modo como se clica com a Magic Wand, só que ela é muito mais precisa.

A configuração dependerá do tamanho a ser selecionado.

Vá adequando o SIZE de acordo com as áreas a serem selecionadas. Comece com SIZE em 15, se achar pequeno vá aumentando até encontrar o ideal. Nos testes que fiz, preferi não aplicar o FEATHER pois assim a seleção acompanhou com precisão o contorno do desenho.

É interessante ir testando as configurações até chegar na precisa seleção que deseja.

Copyright© 2002/2013 Ninh@® Lopes de Sá * Todos os direitos reservados* Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá - Ninh@®, em 05 de setembro de 2013, protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.

Tutoriais 2013

Tutoriais mais antigos


Índice Geral

Email Ninh@®