Créditos:

Tube principal: Artwork by Zindy Nielsen

Use under license 3805
Elementos de Scrap by Ninh@® Lopes de Sá

MATERIAL

Para fazer este tutorial, você irá necessitar única e exclusivamente dos recursos dos programas PAINT SHOP PRO (eu utilizei a versão X6, mas, tranquilamente, pode ser usada uma versão mais antiga) e JASC ANIMATION SHOP,
- de um tube que permita o movimento de SOPRAR;
- de um tube para ser o elemento A SER SOPRADO ;
- de elementos de scrap para enfeitar;
- de uma textura AQUI algumas de minha autoria e
- da mask 2014_nls_tuto_blowing AQUI.
1 - Abra uma nova imagem transparente medindo 750x450 pixels;

2 - Preencha esta nova imagem com a cor que pretende dar ao fundo de sua tag;

3  - LAYERS - NEW RASTER LAYER - preencha com uma segunda cor que combine com o trabalho que está compondo, deixando o box de textura do PSP marcado com a textura que deseja:
 

4 - Abra a mask 2014_nls_tuto_blowing - LAYERS - NEW MASK LAYERS - FROM IMAGE (com invert marcado):
 



 

5 - LAYERS - MERGE - MERGE GROUP;

6 -  EFFECTS - TEXTURE EFFECTS - escolha uma a seu gosto;

7 - Coloque a moldura, os elementos a seu gosto, brushes, tubes, etc. O tube principal  eleito (personagem que irá soprar o elemento) sendo que este tube deve ser colocado um abaixo da moldura e outro acima da moldura (para dar um aspecto 3D ao tube do personagem). Tire o excesso do que ficou sobre a moldura (no tube de cima) e, no que está abaixo da moldura, se o que estiver sobrando for muito ajeite para que fique harmônico, inclusive utilizando o efeito adjust/blur/gaussian blur para suavizar as bordas (eu utilizo demais este recurso).

8 - Não deixe de aplicar um ligeiro drop shadow  (eu utilizei: V e H: 0/ O: 50 e B: 15 na maioria deles, inclusive no tube principal que ficou acima da moldura) em todos os elementos, sendo que no tube principal, que ficou abaixo da moldura, aplique o seguinte drop shadow: H: 0 V: 5/ Opacity:50 e Blur: 15. Repita, modificando Vertical para -5 (menos cinco).

9 - Quando entender que está a seu gosto, duplique o tube (aquele por cima da moldura). RENOMEIE ESTES TUBES PARA Tube 1 (que não sofrerá qualquer alteração) e TUBE 2 (no qual trabalharemos o movimento DO SOPRO);

10 - NO TUBE 2: com a ferramenta WARP BRUSH, em PUSH, que será configurada de acordo com o tamanho da boca do personagem (a configuração utilizada para a tag acima é a que está no screenshot abaixo), vá direcionando a ferramenta para o centro da boca, devagar, delicadamente, com a finalidade de formar um "biquinho"(risos...é isso mesmo, afinal não é um biquinho que fazemos para soprar?):

11 - Feito isto, com o Warp Mode EXPAND, em aproximadamente SIZE 20, ou 30 (vai depender do tamanho da  boca), HARDNESS 10, em um clique rápido, para completar o efeito do soprar (no screenshot abaixo as configurações por mim usadas no tube da fada):

 

OBS: Aconselho a ir visualizando (tirando e voltando a visibilidade das 2 layers do tube principal) para ter certeza de que o efeito ficou a contento. Se, entretanto, não gostar do efeito que aplicou, dê undo, e recomece. FAÇA COM CALMA !!!

12 - Vamos partir para o OBJETO QUE VAI FLUTUAR (no caso do exemplo acima a borboleta). Comece colocando a borboleta maior - a que, em realidade, será levada por último ao Animation. Mas, como é a partir deste elemento, que simulará estar mais perto de nós (portanto, pela perspectiva deverá ser de maior tamanho) é que iremos montar a animação, por ele iniciaremos. Uma vez estando de acordo com tamanho e posição deste elemento, nomeio-o para OBJETO 1. Duplique objeto 1 - IMAGE RESIZE - 80%, posicione a seu gosto e vá repetindo este conjunto de ações (duplicar - posicionar - diminuir 80%) até chegar perto da boca do tube principal (ou seja, do sopro que irá receber). No caso do gif que fiz do sopro da fada na borboleta, eu fiquei com 4 borboletas em cascata, mas, vai depender do trajeto que o objeto fará, abaixo demonstro outros exemplos e na maioria deles eu coloquei 5 a 6 layers com o objeto em cascata.

Na tag da fada que sopra a borboleta foram 4 layers:

13 - Após todos os objetos posicionados, aplique nestes um ligeiro drop shadow, eu apliquei: H e V: 1/ O: 50 e B: 5.

 

LEVANDO AO ANIMATION:

Não há nenhum mistério para levar este trabalho para o Animation. Na tag da fada com a borboleta foi feito da seguinte forma (como antes disse, vai depender do número de layers com o objeto que flutuará):

a) Feche a layer TUBE 1 (aquele acima da moldura, que  não sofreu modificação), e as layers OBJETO 1,2 e 3: EDIT/COPY SPECIAL/ COPY MERGED;

b) Abra o Animation Shop - EDIT - PASTE AS A NEW ANIMATION;

c) Retorne ao PSP - Continue com a layer TUBE 2 aberta (a que foi trabalhada com o efeito do SOPRAR), feche a layer OBJETO 4, abra a layer OBJETO 3: EDIT/COPY SPECIAL/ COPY MERGED;

d) Retorne ao Animation Shop - EDIT - PASTE AFTER CURRENT FRAME;

e) Retorne ao PSP - Feche a layer TUBE 2  e abra a layer TUBE 1 (aquela que não sofreu modificação) , feche a layer OBJETO 3, abra a layer OBJETO 2: EDIT/COPY SPECIAL/ COPY MERGED;

f) Retorne ao Animation Shop - EDIT - PASTE AFTER CURRENT FRAME;

g) Retorne ao PSP - Mantenha a layer TUBE 1 aberta , feche a layer OBJETO 2, abra a layer OBJETO 1: EDIT/COPY SPECIAL/ COPY MERGED;

h) Retorne ao Animation Shop - EDIT - PASTE AFTER CURRENT FRAME;

i) EDIT - SELECT ALL e, depois, ANIMATION - FRAME PROPERTIES e mude DISPLAY TIME para 25.

j) EDIT - SELECT NONE. Selecione só a FRAME 1 - ANIMATION - FRAME PROPERTIES e mude DISPLAY TIME para 50.

k) Teste sua animação e salve em qualidade de 255 cores.

 

OUTROS EXEMPLOS FEITOS POR MIM (usando a mesma técnica, com algumas pequenas alterações para um visual mais realístico)

Neste exemplo eu utilizei em objeto 4, 3 do mesmo tamanho, em cascata,
e, em  objeto 3, 2 do mesmo tamanho em cascata, para o efeito ficar melhor.
No objeto 1 (o coração de maior tamanho) eu o dupliquei e apliquei o WARP BRUSH EXPAND para que
ele ficasse maior um pouquinho - com ele no mesmo lugar.
MATERIAL

 

Neste exemplo usei pétalas e as fui posicionando de modo a parecer que as mesmas iam ficando mais perto de mim
até sumirem, quando, em objeto 1(os de maior tamanho, dupliquei e coloquei bem próximo à beirada da tag,
desmanchando parte delas.
MATERIAL

Neste exemplo o objeto maior fica perto do tube principal, porque os "beijinhos"estão subindo, portanto,
seguindo a perspectiva, eles diminuem.
Créditos:
Artwork by Dean Yeagle

Use Under License CDO#3654
MATERIAL

Tendo dúvidas, pode me escrever, pois, com o maior prazer, tentarei saná-las.

Esse tutorial foi criado por Ninh@ Lopes de Sá em 15/02.2014. É expressamente proibida, por lei, a divulgação desta página em outro site ou qualquer outro modo de veiculação sem a autorização expressa da autora ou dos detentores de copyright do texto, da formatação e dos demais elementos que compõem a página, nos precisos termos da pela Lei 9.610 de 19/02/1998, Lei dos Direitos do Autor.

 

TUTORIAIS

ÍNDICE

EMAIL NINH@®