Cinderela

Para fazer este tutorial foram usados elementos de 2 kitscraps:
- Digital Scrapbook Cinderela - Que poderá ser adquirido aqui:
http://www.elo7.com.br/kit-scrapbook-digital-cinderela/dp/3E11A0

- Kitty Scrap - La Reve de Cendrillon - que poderá ser adquirido aqui:
http://digital-crea.fr/shop/

Esta animação é dividia em 3 etapas, pois a fadinha terá 2 etapas: do raio da varinha e do pulinho e a Gata Borralheira que se transforma em Cinderela. É trabalhosa, é, mas, a meu ver vale a pena. Tão trabalhosa foi a sua criação que foi concebida a 4 mãos por Tanisca (que veio com a idéia original - a primeira loucura) e Ninh@® Lopes de Sá (que mais doida ainda colocou esta fadinha para transformar a Gata Borralheira em Cinderela, mexer a mãozinha e pular... risos...) O resultado final vamos tentar (veja bem, TENTAR) aqui neste roteiro passar para você.

Monte a sua tag a gosto já determinando onde cada elemento ficará, inclusive já deixando pré-determinada a posição da Gata Borralheira, da Fadinha, dos elementos que comporão a frente da tag, e que deverão ser levandos ao animation posteriormente, o fundo da tag, que será levado ao animation primeiro, pois, tanto a animação da Gata/Cinderela, quanto da Fadinha será levada ao Animation separadamente para depois ser encaixada no background. Então, estas serão as partes que teremos para compor a tag no Animation:

- BACKGROUND - aqui no caso é composto pelo fundo, moldura, castelo, relógio, passarinho, borboleta  (o castelo foi duplicado e no castelo do fundo foi aplicado o efeito texture - mosaic antique do PSP);
- ANIMAÇÃO GATA BORRALHEIRA/CINDERELA, a ser levada ao animation, layer a layer - posteriormente será explicada esta montagem, inclusive como é feita a guirlanda de luz;
-ANIMAÇÃO FADINHA EM DUAS ETAPAS - vara/raio - sem vara - pulinho;
- FRENTE - composta pelas flores que adornam a tag e assinatura.

ANIMAÇÃO DA FADINHA - MÃO E EFEITO LIGHT:
1 - Faça mais 2 cópias da fadinha, ficando com 3 cópias, renomeie para Fada-raio1 / Fada-raio2 e Fada-raio3.
2 - Tire a visibilidade das layers Fada-raio1 e Fada-raio3;
3 - Na layer Fada-raio 2, com a ferramenta free hand selection, point to point, add shift, selecione, como abaixo demonstrado a mãozinha da fada. Selections/promote selection to layer. Volte à layer fada-raio 2 e delete a parte selecionada. Retire a seleção.


 


4 - Volte para layer promoted selection - image - free rotate - left - 5 - all layers desmarcado. Acerte mão e braço e layers/merge/merge down;
5 - Tire a visibilidade da layer fada-raio2, volte a visibilidade da layer fada-raio 3, repita o processo, aplicando o FREE ROTATE  em RIGHT 5;
6 - Uma vez feito o movimento da mãozinha da fada (para esquerda e para a direita), tire a visibilidade das layers fada-raio 2 e fada-raio 3, deixe visível a layer fada-raio 1, selecione a pontinha da vara e aplique o plugin ALIEN SKIN XENOFEX 2 - LIGHTINING nas configurações abaixo:
 

Com estas "bolinhas" você irá direcionar
e dimencionar a extensão do raio.

7 -   Repita o mesmo processo nas layers fada-raio 2 e fada raio-3, lembrando-se que, como a mãozinha foi movimentada, a seleção terá que ser refeita em cada uma das layers, portanto preste atenção para ficar harmônica esta animação.

8 - Faça uma cópia da layer fada-raio 1, faça uma seleção retirando da mão da fadinha a varinha com as estrelinhas da ponta da varinha, assim, e DELETE:

9 - Coloque esta layer da fadinha sem a vara abaixo da layer fada-raio 1.
10 - Faça mais 3 cópias desta layer e renomeie-as para fada-pulo1; fada-pulo2; fada-pulo3; fada-pulo4;
11 - Nada faça com relação à fada-pulo1, somente observe QUAL A POSIÇÃO Y DELA ;
12 - Deixe evidenciada a layer fada-pulo2, diminua 7 em SUA POSIÇÃO Y;
13 - Deixe evidenciada a layer fada-pulo3, aumente 12 em SUA POSIÇÃO Y - tendo por base a fada- pulo 2;
14 - Deixe evidenciada a layer fada-pulo4, diminua 7 EM SUA POSIÇÃO Y - tendo por base a fada-pulo3.
EXPLICANDO: para que a fadinha pule ela precisa subir e descer, por isso, tem-se que mudar a posição Y dela, e para que ela faça isso de uma maneira "bacana" o melhor sempre é se ter por base a fadinha logo abaixo dela. Na minha animação está assim:

As animações que a fadinha precisavam receber estão prontas. Deixe-as quietinhas agora, pois a próxima etapa também é bem repleta de detalhes, mas o resultado a que se chegará (como pode notar pela tag pronta) vale a pena.

TRANSFORMANDO A GATA BORRALHEIRA EM CINDERELA:
A idéia aqui é ir passando uma guirlanda de luz sobre a Gata Borralheira e transformar a menina judiada na princesa do conto de fadas, tal como a estória que sempre ouvimos, desde a nossa mais tenra infância e magistralmente levada às telas pelo genial Walt Disney.
A guirlanda de luz é feita com o XENOFEX 2 - CONSTELATION.
1 - Lá no princípio do trabalho, você já deve ter posicionado, como ensinado, a Gata Borralheira (daqui para frente irei me referir à Gata Borralheira como GB) uma layer acima da Cinderela (daqui para frente irei me referir à Cinderela como Cindy)  ;

2 - Copie e cole, acima da GB a guirlanda que acompanha o material, esta guirlanda será duplicada e distribuída por toda a extensão vertical da GB visando envolvê-la em camadas, como se tivesse passando por ela uma luz mágica, transformando a GB em uma linda Princesa - a Cindy;

3 - Tire a visibilidade de todas as layers, deixando somente visíveis as layers da GB e da guirlanda que deverá estar logo acima da GB, pois isto facilitará o que agora você deverá fazer: as layers que perpassarão a GB . Vá ajeitando as layers de modo a cobrir de guirlandas a GB, em pequenos intervalos, sendo que acima da cabeça e abaixo dos pés deverão ter 2 layers de guirlandas. Ajeite-as de modo a "envolver" "abraçar" o corpinho da GB, cobrindo-o. Vá duplicando e ajeitando, usando a ferramenta PICK TOOL, usando o PERSPECTIVE e o SHEAR mode com a finalidade de adequar a guirlanda da melhor maneira possível - se achar necessário também pode aplicar o FLIP VERTICAL, a você caberá ajeitar cada uma dessas guirlandas visando encobrir a GB . Veja, depois de todas as layers colocadas, como deve ficar:

Veja aqui como usar o perspective:

4 - Nas duas mini-guirlandas acima da cabeça, foi duplicada, em cada uma delas, a layer, aplicado o FLIP-VERTICAL, e com o PICK TOOL em PERSPECTIVE se foi ajeitando, de maneira a que se formasse uma "coroa", uma "auréola", quando achar que está a gosto, una as layer que duplicou à layer original;
 

5 - Renomei cada uma das layers da guirlanda como G1/G2/G3 e assim por diante (vai depender do número de guirlandas que você utilizou para cobrir a imagem da GB, inicie esta numeração do topo da cabeça para baixo, pois é assim que a animação se dará e vai ficar mais fácil na hora de sincronizar as partes das imagens a serem animadas;

6 - Deixe evidenciada a layer G1, EFFECTS - PLUGINS - ALIEN SKIN - XENOFEX 2 - CONSTELATION - na seguinte configuração:

 

7 - Repita este mesmo plugin em cada uma das layers da guirlanda, somente clicando em RANDOM SEED.

8 - Feito isto, retire a visibilidade de todas as layers das guirlandas, deixando visível apenas a primeira layer da gurilanda que passe pelo primeiro pedaço do corpo da GB - parte de cima - cabeça;

9 - Duplique a layer da GB e renomeie para GB2 (a GB1 é aquela imagem da GB que ficará inteira, sem nenhuma parte cortada), tire a visibilidade da layer GB1, coloque a layer GB2 acima da GB1 e com a ferramenta SELECTION, em RECTANGLE, selecione a parte da cabela da GB que está coberta pela guirlanda de luz, delete esta parte. Veja o print:

6 - Duplique a layer GB2, renomeie-a para GB3, tire a visibilidade da layer guirlanda de luz que serviu de base para o primeiro "corte" da imagem da GB, abra a layer da guirlanda logo abaixo e volte a aplicar os mesmos passos explicados no ítem 5, veja, aqui, como ficará GB3:

7 - Repita este mesmo processo, sempre duplicando a última GB recortada para que mais um pedaço se recorte, até que chegue na guirlanda que irá ficar próxima aos pés da GB:

Aqui, no meu caso: GB9 e G10

6 - Tire a visibilidade, agora, de todas as layers da guirlanda, tire a visibilidade da última layer cortada da GB, volte a visibilidade da layer GB2 e abra a layer Cindy 1 (a figura inteira da Cinderela). Agora vamos recortar a Cinderela para que ela se "encaixe" nos recortes da GB, e estes recortes da Cinderela serão feitos ao contrário, uma vez que ela irá aparecendo, enquando a GB some.

7 - Duplique a layer da Cindy 1 e renomeie para Cindy 2, tire a visibilidade de Cindy 1, passe a layer da Cindy 2 para cima de Cindy 1, sendo que, acima destas duas deverá estar a layer de GB2. Com a ferramenta SELECTION TOOL em RECTANGLE marque, por inteiro, a figura da GB2, volte para a layer Cindy 2 e delete, veja como ficará:

Aqui a Cinderela antes de recortar

Aqui o que deverá restar de Cindy 2

8 - Duplique a layer da Cindy 2 e renomeie para Cindy 3, tire a visibilidade de Cindy 2. Tire a visibilidade de GB2, volte a visibilidade de GB3, Com a ferramenta SELECTION TOOL em RECTANGLE marque, por inteiro, a figura da GB3, volte para a layer Cindy 3 e delete.

9 - Repita este processo até chegar à última layer de GB recortada.

Deixe todas estas layers beeeeemmmm quietinhas.

O BRILHO DO VESTIDO DA CINDERELA:
1 - Duplique a layer Cindy 1 (a Cinderela que está inteirinha), coloque esta layer abaixo de todas e duplique-a até ficar com 4 layers. Renomeie estas layers para CV1/CV2/CV3/CV4;

2 - Deixe evidenciada a layer CV1, com a ferramenta selection em MAGIC WAND, com TOLERANCE em 1, toque em uma cor do vestido que queira ver brilhar. Escolhida esta cor: SELECTIONS - MODIFY - SELECT COLOR RANGE e configure da seguinte maneira:

3 - Mantenha a seleção, deixe evidenciada a layer CV1 e aplique PLUGIN ALIEN SKIN XENOFEX2 CONSTELATION na seguinte configuração:

3 - Aplique este mesmo plugin nas layers CV2/CV3 e CV4 somente clicando em RANDOM SEED.

A MONTAGEM DE TODA ESTA LOUCURA...RISOS... LEVANDO PARA O ANIMATION:

1 - Como disse no início deste tutorial, o que vai fazer tornar mais fácil toda esta montagem até a final animação, é transferí-la EM PARTES para o animation quais sejam:

- BACKGROUND - aqui no caso é composto pelo fundo, moldura, castelo, relógio, passarinho, borboleta  (o castelo foi duplicado e no castelo do fundo foi aplicado o efeito texture - mosaic antique do PSP);
- ANIMAÇÃO GATA BORRALHEIRA/CINDERELA, a ser levada ao animation, layer a layer - posteriormente será explicada esta montagem, inclusive como é feita a guirlanda de luz;
-ANIMAÇÃO FADINHA EM DUAS ETAPAS - vara/raio - sem vara - pulinho;
- FRENTE - composta pelas flores que adornam a tag e assinatura.

Então, seguindo o esquema acima, tire a visibilidade de todas as layers que não compõem e BACKGROUND (que pertencem à animação da Gata Borralheira/Cinderela/Animação Fadinha e Decoração de frente) e dê EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED, levando-a ao animation e reservando-a lá. Por precaução, gosto sempre de salvar estas "partes" em formato mng., para, caso haja algum problema não perder todo o trabalho, bem como, o trabalho que está no PSP, que sempre o salvo em formato PSPimage, e o denomino como ESTRUTURA, caso necessite de alguma modificação ou ajuste fazer.

Faça o mesmo com relação à FRENTE, tire a visibilidade de todas as layers que não compõem-na (que pertencem à animação da Gata Borralheira/Cinderela/Animação Fadinha e Background) e dê EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED, levando-a ao animation e reservando-a lá.

Tire a visibilidade de todas as layers que pertencem ao background,à frente do trabalho, Cinderela, Gata Borralheira e Guirlandas de luz.
Vamos, em primeiro lugar, transferir a animação da FADINHA para o Animation. Não há mistério, pois você deverá levar uma a uma das layers da fadinha com sua varinha e raio, LEMBRANDO-SE SEMPRE DE APLICAR O  EDIT - COPY SPECIAL - COPY MERGED, para que as imagens não modifiquem o tamanho pré-estabelecido. Feito isto, leve uma a uma, na sequência em que foi feita a fada e seus pulinhos, ou seja: fadaP1/fadaP2/fadaP3/fadaP4. Como aconselhei antes, salve esta animação em mng. para prevenir. Veja o print.

Agora transferiremos toda a animação onde a Gata Borralheira se transforma em Cinderela.
Veja bem é uma questão de lógica, atenção e habilidade. Faça com calma que você conseguirá. Estas doidas aqui (Tan e Ninh@) levaram um tempão para chegar ao resultado, uma vez que ele foi conquistado, só restará a quem quiser "mergulhar nesta aventura" a paciência e a atenção devidas.
À medida que a luz (guirlanda) for passando, vai sumindo a Gata Borralheira e aparecendo a Cinderela. Então, a você caberá ir montando as frames que serão transferidas uma a uma ao Animation Shop, no método já bastante conhecido de COPY SPECIAL - COPY MERGED - e, no ANIMATION SHOP - PASTE AS A NEW ANIMATION e, depois - PASTE AFTER CURRENT FRAME.
Uma vez transferida todas as layers, compondo a transformação da Gata em Cinderela, teste para examinar se transferiu certinho. Repito aqui: SALVE EM FORMATO mmg. PARA NÃO PERDER A TRABALHEIRA QUE ESTÁ TENDO, ok?

Bem, neste ponto, já teremos no Animation todas as partes que irão compor a animação, agora é só montar, com cuidado, com carinho, prestando toda a atenção do mundo, sendo a montagem feita na seguinte sequência:

- BACKGROUND
- FADA MADRINHA
- GATA BORRALHEIRA/CINDERELA
- FRENTE COM DECORAÇÃO

Se quiser colocar mais algum elemento, mais algum detalhe, fique a vontade.
Criação do cenário é livre. Solte a sua imaginação.

Esperamos, sinceramente,  que se divirta e embarque nesta nossa louca viagem. Para nós foi uma diversão sem fim a criação desta brincadeira, pode acreditar.

Um beijo grande no seu coração,

Tanisca e Ninh@® Lopes de Sá
2016, junho

Tanisca e Ninh@® Lopes de Sá * -Copyright© 2002/2016   -  Todos os direitos reservados*.  Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Tanisca e Ana Maria Lopes de Sá  - Ninh@®, em 03 de junho  de 201. Protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.