Créditos:
Scrap Kit by butterflyDsign_halloweennight

 

BREVE INTROITO SOBRE O HALLOWEEN

 

O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.

História do Dia das Bruxas
A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pelaInquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).

Símbolos e Tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein.
As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.

Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
 

Onde moro, sempre se comemora esta data, a criançada faz a festa, e muitas casas se enfeitam, como nos EEUU, com teias de aranha, monstros, bruxas, etc. E, nós, moradores, sempre estamos prontos para receber as crianças e dar-lhes as tão desejadas guloseimas.

Bem, feito este introito, vamos ao tutorial.

Toda a animação deste tutorial é feita no ANIMATION SHOP.

1 - Monte sua tag, a gosto, usando um scrap kit com o motivo da festa de halloween, deixando espaço suficiente para inserir:

Texto: GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS (ou Trick or Treat - use como preferir a frase)
Imagens: de gostosuras e travessuras.

2 - Faça textos separados e salve-os em FORMATO PSD ou FORMATO PSPAnimation e reserve para abrir no Animation Shop, veja como fiz:

                   

3 - Faça o mesmo com relação às imagens de gostosuras e travessuras, componha duas imagens alusivas a gostosuras e travessuras, e salve-as separadamente em formato PSPAnimation ou PSD, resrvando-as para que sejam abertas e posteriormente trabalhadas no Animation Shop, veja as minhas da tag acima (aqui em tamanho reduzido?

               

4 - Feitas estas montagens, estando a tag pronta, assinada e com os devidos créditos, caso existam, devidamente colocados, abra as 5 partes no Animation Shop, quais sejam:

- Fundo da Tag - com cenário;
- Texto - Gostosuras
- Texto - Travessuras
- Imagem - Gostosuras
- Imagem - Travessuras

5 - Com os dois textos e as duas imagens compostas será feito o mesmo procedimento, qual seja:

a)  Imagem - duplique a frame - Deixe selecionada a FRAME 2 - EFFECTS - INSERT IMAGE TRANSITION DISSOLVE:

b) Junte a animação feita com o dissolve do texto TREAT (TRAVESSURAS) após a animação feita com o dissolve do texto TRICK (GOSTOSURAS);

c) Junte a animação TRAVESSURAS feitas com o dissolve, após a animação das GOSTOSURAS feita com o dissolve.

d) Você deverá ficar com 28 frames em cada uma dessas animações.

e) Duplique a imagem de seu cenário até ficar com 28 frames, e transfira, para o lugar que já havia pré-estabelecido, texto e composição de imagens, a gosto.

g) Teste sua animação, reduza-a para, aproximadamente, 650 pixels de comprimento (esta animação é bem pesadinha) e salve com qualidade de 255 cores

Outro exemplo, aqui apresentado em tamanho diminuto por causa do peso:

 


 

Créditos:
~~CDO-HalloweenCollabKit-2014

Copyright© 2002/2015 Ninh@ Lopes de Sá * Todos os direitos reservados* Este tutorial foi criado por Ana Maria Lopes de Sá - Ninh@®, em 24 de setembro de 2015. É protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.