DBS Scrap Kits
Artwork by Sherri Baldy
Use under license MTA#3768


 

Neste tutorial, você vai aprender sobre a ferramenta denominada "BATCH PROCESS", ou seja a aplicação de um mesmo processo em várias imagens.
O batch process permite que você execute de forma rápida e automaticamente a mesma edição em muitas imagens.
É ótimo para adicionar marcas d'água ou aplicar retoques comuns a uma coleção de imagens.

Uma ferramenta tão útil, que nos permitirá tantos usos, não pode ficar ali esquecida em nosso PSP. Eu mesma, há anos uso este programa e nunca tinha me dado conta deste recurso.

Como ele usa scripts, nos permitirá uma gama enorme de usos (basta fazer o script antes e depois aplicar em quantas imagens quisermos). Uma ferramenta prática para ser usada em animações, como demonstrarei logo a seguir.
 

Bem, onde se encontra esta ferramenta?

No PSP 9, estará aqui:

do PSP X ao X8, estará aqui:

Como expliquei anteriormente, esta ferramenta "trabalha", "edita" várias imagens de uma única vez, então, ao clicar em BATCH PROCESS, aparecerá a seguinte tela:

Do PSP 9 ao X7, a tela será única, assim:

 Todas as ações serão feitas por esta tela diferentemente do que ocorre na versão do PSP X8 (como explico adiante):
- em BROWSE, você clica e escolhe as imagens,

 
- para usar SCRIPT, deixe marcado o quadradinho de USE SCRIPT e escolhe o script;
-  em TYPE eleja o formato que deseja salvar a sua imagem.
- em FOLDER, onde você irá colocar suas imagens trabalhadas.
- e, finalmente, em NEW FILE NAME, dê um novo nome à imagem que vai criar (se quiser).

 

Já no PSP X8, é diferente, o BATCH PROCESS nos dá mais opções, é mais completo, então vejamos as inovações que foram pelo mesmo trazidas:

1 - Na tela inicial, em ADD PHOTOS, escolhemos as imagens que desejamos submeter ao mesmo processo:
 

Nesta primeira tela, você clica em ADD e procura pelo arquivo onde estão imagens que deseja  aplicar um mesmo efeito. Se por um acaso, aparecer alguma imagem que não pretenda utilizar para trabalhar, basta selecioná-la e clicar em DELETE.

2 - Feito isto, clique em NEXT, na próxima tela você terá os efeitos que poderão ser aplicados em suas imagens (BATCH ACTIONS).

Todas as ações são EDITÁVEIS, bastando para isto clicar no "lápis" que fica ao lado daquela ação que se vai "praticar" na imagem:

3 - Como pode notar, aqui você terá como adicionar informações, ou texto ao seu trabalho em ADD INFO (formatando-o da maneira que melhor entender):

4 - Também poderá adicionar, assim como formatar sua marca d'água em WATERMARK:

Você escolhe a marca d'água dentre os arquivos que você possui, determina o local onde irá querer que sua marca d'água fique colocada em seu trabalho, determina o tamanho, a opacidade, se a quer que ela apareça mais forte ou mais fraca (emboss);

5 - Ainda poderá determinar o tamanho das imagens (se quiser que todas fiquem de um único tamanho:

6 - O próximo passo é determinar qual o tratamento que se dará à imagem, no caso do tutorial que apresento abaixo, apliquei vários scripts artísticos de efeitos do próprio PSP, que foram transformados em scripts, cuja maioria deles  se encontra à venda no site da Corel:

No caso do script é importante selecionar o script a ser aplicado e mais, clicar em APPLY;

7 - Por último, escolha a frame que irá emoldurar sua imagem, clicando em frame (imediatamente o arquivo de picture frames do seu PSP se abrirá para que você eleja uma a seu gosto).

8 - Feito isto, clique em NEXT para a próxima fase do processo, elegendo uma pasta onde serão colocadas as imagens trabalhadas (DESTINATION FOLDER), se irá querer a elas dar um novo nome, ou manter o nome original (FILE NAME) e o formato como irá querer salvá-las (FILE FORMAT) - neste momento através do PREVIEW tem como você VISUALIZAR como ficará seu trabalho depois de pronto, se você não gostar, pode clicar em PREVIOUS e alterar o ítem que não está lhe agradando:

9 - Estando tudo completamente determinado, clique em START e o processo se iniciará, aplicando todos os efeitos que você escolheu em suas imagens. E, em poucos minutos todas as imagens estarão devidamente transformadas da maneira por você estipulada.

Não é legal esta ferramenta?

Então, vou aqui, de maneira prática, em uma animação, aplicar o que acima expliquei.

 

Para fazer este trabalho você irá necessitar, além dos programas PSP e Animation Shop, de
- 6 imagens em JPG (preferencialmente imagens de flores),
- uma mask a gosto, 
- as seleções que forneço (link no final do tuto) - coloquei estas seleções na pasta de SELECTIONS do seu PSP,
- elementos de scrap e
- um tube a gosto
(ao final deste tutorial você encontrará links para o download de todo o material por mim usado nos 2 trabalhos que aqui apresento).

 



1 - Abra uma nova imagem medindo 800x600 pixels:
 

2 - Preencha o fundo com uma cor que combine com seu trabalho;
 

3 - Escolha uma das imagens para copiar e colar into selection, em nova layer, trabalhar com uma mask (eu trabalhei a minha, do exemplo acima, com a mask 24,  anexa nos materiais que forneço) e depois apliquei o efeito MOSAIC ANTIQUE na seguinte configuração:

4 - Feito isto, unir fundo e layer da mask e aplique o plugin AA FRAMES - PHOTO FRAME, default com width em 12;

5 - Chegou a hora de aplicar OS EFEITOS NAS 6 IMAGENS.
- O primeiro passo é NUMERAR AS IMAGENS, PARA NÃO SE PERDER E FICAR MAIS FÁCIL NA HORA DE MONTAR A ANIMAÇÃO:


6 - Antes de fazer rodar o BATCH PROCESS de cada script é aconselhável abrir uma pasta (eu a denominei de IMAGENS TRABALHADAS) e subpastas (eu as numerei de 1 a 6).

Cada vez que fazia "rodar" o processo de aplicação da ferramenta, eu direcionava para uma das subpastas as imagens já trabalhadas (isto irá auxiliar na hora de montar a animação).

Em uma outra pasta deixei todas as imagens que iria utilizar para o trabalho - denominei esta pasta de IMAGENS ORIGINAIS.
Veja como ficaram minhas pastas:

7 - seguindo o passo a passo das explicações acima eu apliquei os seguintes scripts em minhas imagens (eu não inseri INFO nem WATERMARK, assim como não apliquei RESIZE, pois estas imagens serão inseridas depois em seleção dentro do meu trabalho. Portanto, só utilizei do BATCH PROCESS FRAME e SCRIPT, vamos precisar aplicar 6 EFEITOS - por meio de SCRIPTS,  nas 6 imagens (efeitos em que se trabalhe as imagens, para podermos fazer a animação como acima se vê).

Abaixo os scripts por mim utilizados:

PRIMEIRO SCRIPT:


 

SEGUNDO SCRIPT:


TERCEIRO SCRIPT:

 

QUARTO SCRIPT:


QUINTO SCRIPT:


SEXTO SCRIPT:

Eu adquiri da Corel alguns scripts que aqui cedo a vocês para uso neste tutorial (abaixo o link para download -estes scripts são para serem colocados na pasta de SCRIPT RESTRICT do PSP).
 

 ATENÇÃO: PARA QUEM FOR FAZER NO X8: A FRAME TEM QUE FAZER PARTE DE TODOS OS TRABALHOS POIS SENÃO O BATCH PROCESS NÃO FUNCIONA.

QUEM ESTIVER UTILIZANDO UMA VERSÃO MAIS ANTIGA DO PSP: Escolha uma frame para ser inserida cada vez que terminar o processo de um dos quadros selecionados. Pode ser uma picture frame ou outra a seu gosto, é só inserí-la através do processo - NEW LAYER - PASTE INTO SELECTION

ATENÇÃO: SALVE AS IMAGENS EM FORMATO PSD (PHOTOSHOP FORMAT), pois vamos precisar de cada parte das imagens trabalhadas.

 

8 - Uma vez rodados os scripts as 6 vezes, estando suas 6 subpastas com as imagens trabalhadas, voltemos àquela imagem de 800x600 pixels, com background e mask: LAYER - NEW RASTER LAYER - SELECTIONS - LOAD/SAVE SELECTION - LOAD SELECTION FROM DISC - busque pela seleção "2016_NLS_BATCH_quadro 1".
- Abra a primeira pasta, e dela copie e cole nesta seleção, sempre em UMA NOVA LAYER, a imagem 1, abra a segunda pasta, e copie a mesma imagem 1, EM UMA NOVA LAYER, que foi trabalhada de maneira diferente, e, assim sucessivamente, SEMPRE EM NOVA LAYER, copiando de cada uma das pastas (de 1 a 6) sempre a IMAGEM 1 (por isto é tão importante numerar as imagens e separar em pastas).
- Feito isto, copie e cole - ACIMA DE TODAS AS 6 IMAGENS a moldura;
- Renomeie estas layers para Q1-moldura, Q1-1,Q1-2,Q1-3,Q1-4,Q1-5,Q1-6:
 

9 - Repita este mesmo processo (da seleção e do copiar e colar em nova layer cada uma das imagens) nas outras 5 seleções - 2016_NLS_BATCH_quadro 2 até 2016_NLS_BATCH_quadro 6). Ao final serão 6 quadros com 6 movimentos diferentes em cada um.

10 - Decore a gosto sua tag, com elementos de scrap e tubes.

11 - Se desejar, escreva um texto. Assine e leve ao Animation.

12 - A transferência para o Animation, através do método: EDIT/COPY SPECIAL/COPY MERGED, é feita na seguinte ordem de LAYERS ABERTAS (com relação aos quadros que darão animação diferenciada - pois a graça desta animação está em que os quadros mostrem seus efeitos em momentos diferentes):

PRIMEIRO MOVIMENTO:
Q1.1; Q2-2; Q3-3; Q4-4; Q5-5 e Q6-6;

SEGUNDO MOVIMENTO:
Q1-2; Q2-3; Q3-4; Q4-5; Q5-6; Q6-1;

TERCEIRO MOVIMENTO:
Q1-3; Q2-4; Q3-5; Q4-6; Q5-1; Q6-2;

QUARTO MOVIMENTO:
Q1-4; Q2-5; Q3-6; Q4-1; Q5-2; Q6-3;

QUINTO MOVIMENTO:
Q1-5; Q2-6; Q3-1; Q4-2; Q5-3; Q6-4;
 

SEXTO MOVIMENTO:
Q1-6; Q2-1; Q3-2; Q4-3; Q5-4; Q6-5.

11 - Velocidade: 35.

12 - Teste a animação e salve.
 

Outro Exemplo (com quadros maiores - seleções e material links abaixo)

MATERIAL POR MIM USADO:
SELEÇÕES:
http://www.4shared.com/rar/85uMXtruba/batch_process_selecoes.html
https://www.4shared.com/web/directDownload/85uMXtruba/14535x.784e05eafa959c151a615ce7e73a9d5d

COREL SCRIPTS:
http://www.4shared.com/rar/S-6jrjASba/COREL_-_SCRIPTS.html
https://www.4shared.com/web/directDownload/S-6jrjASba/14535x.0110997511c9c2ea6172baeff41d5c3b

IMAGENS FLORES:
http://www.4shared.com/rar/VAQai1hQba/imagens_google_flores.html
https://www.4shared.com/web/directDownload/VAQai1hQba/14535x.26ce0008eda858a42285dff2950e0fb0

MATERIAL - BOM FINAL DE SEMANA:
http://www.4shared.com/rar/EonHV5_Zce/material_batch_process_bomfind.html
https://www.4shared.com/web/directDownload/EonHV5_Zce/14535x.a3c09dce9d61bb88fb4474ce2b67bf83

MATERIAL - SLEEP WELL:
http://www.4shared.com/rar/Xem8CPgVba/sleep_weel_material.html
https://www.4shared.com/web/directDownload/Xem8CPgVba/14535x.e82d78903e1f1d56433f19722daa0523

Ninh@® Lopes de Sá * -Copyright© 2002/2016 - Todos os direitos reservados*. Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá - Ninh@®, em 12 de julho de 2016. Protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.