Créditos:
Elementos do Kit Scrap pst_2thbirthday
Artwork by Elias Chatzoudis
Use under license Elias Chatzoudis ©2012 - www.Elias-Design.gr - EAS10439

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Além dos programas Paint Shop Pro (a versão por mim utilizada foi a X9, mas pode ser feito em qualquer versão do programa) e do Animation Shop 3.1, você precisará dos seguintes plugins:
- Filter Unlimited 2.0
- Alien Skin Xenofex 2
Também necessitará de uma imagem em formato PSP, PSD ou PNG que possa ser trabalhada para abrir e fechar olhos, mexer braço com uma taça ou copo para brindar;
Elementos de Scrap para compor a sua tag.
O objetivo deste tutorial é o de TRABALHAR COM AS FERRAMENTAS WARP BRUSH e MESH WARP DO PAINT SHOP PRO, livre o tamanho e montagem da tag, sendo que vamos ter como animações para compô-la:

- O brilho com o plugin ALIEN SKIN - XENOFEX 2 - Constellation de um elemento à sua escolha e em um texto;

- A mudança de cor de um elemento à sua escolha, usando-se o plugin FILTER UNLIMITED 2.0 - Color Effects;

- Movimentos do tube principal:
- Movimento de pernas e braços;
- O brindar com uma taça - movimento feito com as ferramentas supra descritas;
- O piscar da imagem tube e o movimento de lábios (também realizada com as mesmas ferramentas, assim como com a ajuda das ferramentas PUSH, SMUDGE e SOFTEN do PSP).
1 - Componha sua tag a gosto, determinando o lugar de cada um dos elementos dentro dela e elegendo os elementos a serem animados como explicitei acima.

2 - Recomendo fazer as animações do tube principal em uma imagem a parte, pois é mais fácil para trabalhar com ela, assim como para ter-se esta animação salva e poder usá-la em outros trabalhinhos.

3 - Recomendo montar as estruturas fixas (frente e background) separadamente com os elementos que as componham e salvá-las para serem abertas no Animation.

4 - O tamanho da tag fica a seu critério;
5 - Monte a tag como desejar e já determine os elementos a serem animados (tome por base o meu exemplo).
VAMOS AOS PASSOS DAS ANIMAÇÕES:



1 -Brilho com o plugin ALIEN SKIN - XENOFEX 2 - Constellation
de um elemento à sua escolha e de um texto



1 - Escolha o elemento que pretende FAZER BRILHAR (acima eu escolhi um doodle do kitscrap);
2 - Duplique 3 vezes este elemento, ficando com 4 layers;
3 - Renomeie estas layers para ELEMENTO1/ELEMENTO2/ELEMENTO3/ELEMENTO4;
4 - Deixe evidenciada a layer ELEMENTO1 e aplique o PLUGIN ALIEN SKIN - XENOFEX 2 - CONSTELLATION, na seguinte configuração:



5 - Repita o mesmo plugin nas layers ELEMENTO2/ELEMENTO3 e ELEMENTO4, apenas clicando em Random Seeds.
 

6 - Digite o seu texto (ou o crie no PLUGIN CREATIVITY TEXT - como eu fiz), se quiser aplique inner bevel, glass, ou o que desejar para embelezar e evidenciar seu texto - FONTES MAIS GORDINHAS são as ideais para este trabalho;

7 - Duplique este texto 3 vezes para ficar com 4 layers;

8 - Renomeie estas layers para TEXTO1/TEXTO2/TEXTO3 e TEXTO4;

9 - Deixe evidenciada a layer TEXTO1 e aplique o PLUGIN ALIEN SKIN - XENOFEX 2 - CONSTELLATION, na seguinte configuração:

 


10 - Repita o mesmo plugin nas layers TEXTO2/TEXTO3 e TEXTO4, apenas clicando em Random Seeds.



2 -COLORIZANDO COM O UNLIMITED 2.0


a - Escolha o elemento que pretende fazer com que mude de cor para animar (no exemplo acima as borboletinhas);
b - Duplique esta layer mais 3 vezes, e renomeie-as para COR1/COR2/COR3 e COR4;
c - Deixe evidenciada a layer COR 1 e : PLUGINS - IC.Net Software - FILTER UNLIMITED 2.0 - COLOR EFFECTS - COLORIZE (HSB) - Vá clicando até escolher a cor que mais lhe agrada - BASTA CLICAR EM RANDOMIZE:

 



d - Repita o mesmo plugin nas layers COR2/COR3 e COR4, escolhendo outras cores diferentes (basta clicar em Randomize - vá testando).

 


2 - MOVIMENTOS DO TUBE PRINCIPAL
TRABALHANDO COM O WARP BRUSH e o MESH WARP

 


I - Recomendo trabalhar este tube SEPARADAMENTE, como antes disse, ele servirá para você depois fazer outras tags, outras assinaturas, etc.

II - Duplique o tube até ficar com 4 layers;

III - Renomeie estas layers da seguinte maneira: BRAÇO1; BRAÇO2;OLHOS E BOCA; ORIGINAL. Em cada uma destas layers faremos um movimento diferente, sendo que a layer 1 terá o tube sem qualquer modificação; a layer 2 terá movimento de lábios e olhos; a layer 3 terá o movimento do braço que brinda - esticando e a layer 4 o movimento do braço que brinda retraindo; No exemplo acima ainda movimentei a perninha da moça (faça se quiser, coordenando-a com uma das layers do braço).

IV - Comece pela LAYER 4 - BRAÇO1: Selecione a parte do braço que irá se movimentar (do cotovelo até a mão) - SELECTIONS - PROMOTE SELECTION TO LAYER;

V - SEM TIRAR A SELEÇÃO: delete nas layers BRAÇO1 e BRAÇO2 esta parte do braço que fez uma layer com ela. Faço este procedimento porque desta maneira posso movimentar o braço sem ter perigo de movimentar partes que não quero;

VI - Duplique esta layer do braço, e coloque junto à layer BRAÇO2. As layers ficarão na seguinte ordem: LAYER PROMOTE SELECTION/BRAÇO1/COPY OF LAYER PROMOTE SELECTION/BRAÇO2/OLHOS e BOCA/ ORIGINAL:
 



VII - Tire a visibilidade das layers BRAÇO1/COPY OF PROMOTE SELECTION/BRAÇO2/OLHOS E BOCA/ ORIGINAL, deixando visíveis somente as layers PROMOTE SELECTION e BRAÇO1.

VIII - Deixe evidenciada a layer PROMOTE SELECTION, e, delicadamente, com a ferramenta WARP BRUSH - EXPAND, na configuração que entender adequada, dê um clique no meio desta braço, visando a dar a aparência de que ele foi movimentado para a frente:

 




IX - Se quiser, para aumentar esta sensação de movimento, utilize a ferramenta MESH WARP movimentando o braço um pouquinho para baixo (você deve acionar os nós que estão fora da imagem - veja os prints abaixo):




X - Volte a visibilidade do BRAÇO1, verifique se não há nenhuma emenda aparente (se houver faça a junção de acordo, se necessário use as ferramentas PUSH e SMUDGE para complementar alguma parte que estiver faltando e a ferramenta SOFT, para suavizar traços):

e una as layers PROMOTE SELECTION e BRAÇO1;

XI - Tire a visibilidade desta layer que acabou de unir, volte a visibilidade da layer COPY OF PROMOTE SELECTION, e, delicadamente, com a ferramenta WARP BRUSH - CONTRACT, na configuração que entender adequada, dê um clique no meio desta braço, visando a dar a aparência de que ele foi movimentado para trás:


XII - Volte a visibilidade do BRAÇO2, verifique se não há nenhuma emenda aparente (se houver faça a junção de acordo, se necessário use a ferramenta PUSH para complementar alguma parte que estiver faltando e a ferramenta SOFT), e una as layers COPY OF PROMOTE SELECTION e BRAÇO2;

XII - Se quiser, para aumentar esta sensação de movimento, utilize a ferramenta MESH WARP movimentando o braço um pouquinho para cima (você deve acionar os nós que ficam fora da imagem - veja o print acima - ítem IX).

XIII - Deixe evidenciada a layer que nomeou como OLHOS E BOCA e dê movimento, primeiro aos olhos (usando a ferramenta WARP BRUSH - com suaves movimentos para baixo):

 



XIV - Se necessário, complemente este acerto utilizando as ferramentas PUSH e SOFTEN. Veja o resultado:

 


XV - Adicione uma nova layer e com a ferramenta PEN TOOL, trace uma pequena linha no contorno da pálpebra que acabou de fechar:

 



XVI - ADJUST - BLUR - GAUSSIAN BLUR - Radius:1,00.

XVII - Estando evidenciada a layer criada, onde fez o contorno com a pen tool, LAYERS - MERGE - MERGE DOWN - unindo estes "cílios" que acabou de criar com a layer OLHOS E BOCA;

XVIII - Com a ferramenta WARP BRUSH trabalhe o movimento da boca - usando PUSH para esticar os lados da boca e desfazer um beijo (se o tube original já estiver fazendo este "biquinho" do beijo), EXPAND se pretender aumentar o "biquinho da boca" para fazer o beijo, ou CONTRACT se pretender diminuir o "biquinho da boca". Tudo irá depender do tube que está sendo usado.

XIX - Querendo movimentar a perna (como fiz na tag acima) recorte-a, como fez com o braço, e utilizando o MESH WARP lhe dê o movimento que entender conveniente. Usando o mesmo método antes descrito para o braço, una perna e resto do corpo eliminando as imperfeições com as ferramentas PUSH e SOFTEN (no exemplo acima eu necessitei usar a ferramenta PUSH para complementar o tornozelo da perna que não movimentei, assim como eliminar a "sujeira" que ficou na perna de cima - a que foi movimentada, com relação à traços que ficaram pelo corte e movimento da perna):

 





XX - Uma vez estando com toda a animação a seu gosto, salve esta animação em formato PSPAnimation (não se esquecendo de deixar todas as layers abertas), para depois ser utilizada esta imagem no Animation Shop.



3 - ARMANDO A ANIMAÇÃO NO ANIMATION SHOP


1 - Transfira para o Animation Shop a tag com as animações do TEXTO E ELEMENTO QUE BRILHA e o ELEMENTO QUE MUDA DE COR, layer por layer, até ficar no Animation com 4 frames destas animações. Tendo utilizado elementos fixos no background e na parte frontal da tag transfira-as de acordo com o método de montagem adequado, primeiro abrindo o background, deixando-o com 4 frames, depois as partes da tag com movimento de brilho e cor, transferindo estes acima do background e, por último a parte fixa frontal (antes ou depois do tube principal - vai depender de como estruturou sua tag), sempre tendo em vista o modelo de estrutura que imaginou e montou no PSP).

2 - Abra o tube principal (o tube que brinda, fecha os olhos e movimenta a boca), selecione todas as frames desta animação, assim como da tag que já está com seu background e seus movimentos de brilho e cor e transfira o tube principal para o lugar que já havia pré determinado para ele.

3 - Teste sua animação e dê a velocidade que achar mais conveniente.

Bom divertimento desejo a você na confecção deste trabalho.

OUTROS EXEMPLOS
(tags em tamanho reduzido por causa do peso)

Créditos:
Elementos do Kit Scrap New Years Glitter by Seven's Scrap
Artwork by Alicia Mujica
Use under license © Alicia Mujica - LDS 699 - http://aliciamujicadesign.com


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Créditos:
Elementos do Kit Scrap Celinoas Design_FullOfLoveBundle
Artwork byKeith Garvey
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Créditos:
Elementos do Kit Scrap NLD Born to Party
Artwork Pinuptoons
Use under license CDO #3654
 

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Ninh@®Lopes de Sá * -Copyright© 2002/2016 - Todos os direitos reservados*. Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá - Ninh@®, em 16 de janeiro de 2017. Protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.