Créditos:
Elementos ScrapKit KBK_MemoriesOfMom
Tube JA-Angel Violinist
MATERIAL AQUI

 

Tutorial realizado no Paint Shop Pro 2018, mas pode ser feito em qualquer versão do programa. Utilizou-se, ainda, o Animation Shop 3.5.
Você irá necessitar de um kitscrap que contenha uma borboleta para ser animada. Assim como uma "luz" que pisque.
Um tube que te permita movimentar o bracinho para "jogar flores", veja meus exemplos.

ROTEIRO

1) As tags que montei medem 700x600 pixels, mas você poderá estabelecer o tamanho.
2) Monte sua tag a gosto, pré-determinando o local da figuras animadas - gosto de montar as animações sempre a parte, por isto monto a tag por inteiro e depois, os elementos que serão animados, copio e colo em uma nova imagem e faço a animação destes individualmente (mantenho sempre estas "estruturas animadas" arquivadas, pois poderão ser usadas em outros trabalhos - este é o motivo pelo qual gosto deste método).

ANIMAÇÃO DA LUZ
 

a) No exemplo acima, elegi as lanternas da porta para fazer esta animação. Copie e cole a figura que a luz irá piscar, como nova imagem.
b) Duplique esta layer.
c) Com a varinha mágica selecione a luz da imagem;
d) Na layer cópia aplique BRIGHTNESS & CONTRAST (adjust - brightness&contrast) :

e) Salve esta animação em formato PSPAnimation, para, ao final, ser inserida na tag, dentro do Animation Shop.

ANIMANDO A BORBOLETA
 

I) Copie e cole como nova imagem a borboletinha que quer animar;
II) Faça uma cópia desta layer;
III) Aumente o CANVAS SIZE para poder ter espaço para trabalhar sua animação;
IV) Na layer cópia, selecione, uma de cada vez, as asinhas da borboleta, e "PROMOTE SELECTION TO A LAYER" - Delete as asinhas na layer cópia;
V) Neste ponto de seu trabalho, você deverá ter 4 layers:

VI) Tire a visibilidade da layer com a borboleta inteira. Passe o corpo da borboleta para acima de todas as layers, e trabalhe com o PICK TOOL - PERSPECTIVE, cada uma das asas, para fazer o movimento do "fechar a asa":

 

VII) Ajeite as asas, já com o perspective aplicado, no corpinho da borboleta:

 

VIII) Uma vez o corpo e as asas em seus devidos lugares, LAYERS - MERGE - MERGE VISIBLE;
IX) Volte a visibilidade da layer da borboleta que não se trabalhou e salve em formato PSPAnimation, para depois ser transferida para a tag.

ANIMANDO A FIGURA COM AS FLORES

1) Copie e cole como nova imagem a figura principal que quer animar;
2) Faça uma cópia desta layer;
3) Tire a visibilidade da layer do fundo para melhor poder visualizar o trabalho que está fazendo;
4) Na layer cópia, copie e cole como uma nova imagem a flor da figura que vai ser "espalhada" (no anjinho acima eu peguei um tube de flor e coloquei em cima daquela flor original, porque ela estava mal posicionada);
5) Coloque dentro de sua pasta de PICTURES TUBE do PSP esta florzinha para ser depois carimbada;
6) Selecione a mão - ou o bracinho, que irá ganhar o movimento e SELECTIONS - PROMOTE SELECTION TO A LAYER. Delete na imagem principal a mesma seleção que transformou em layer - neste ponto do seu trabalho você terá as seguintes camadas(nos trabalhos abaixo braço e cabo da flor foram separados do resto da imagem em uma única layer, pois não foi necessária esta separação:

7) Tire a visibilidade das layers ANJO COMPLETO - CABO E FLOR E BRAÇO. Complemente com a ferramenta PUSH na layer da figura sem o bracinho, para que, ao se dar o movimento do braço não fique espaço em branco:

6) Movimente (para cima ou para baixo) o bracinho destacado e, no caso deste anjinho, faça com que o cabinho da flor fique na altura do bracinho, complementando-o:

7) No caso deste exemplo, o bracinho foi jogado mais para cima.
8) Una o bracinho movimentando com o resto da figura:

9) Duplique a layer da imagem que não se mexeu duas vezes e faça o mesmo com a layer da imagem que se movimentou o braço e, ao final, você terá 6 layers.
10) Nas 3 layers em que o movimento do braço está para mais baixo, salpique flores de modo aleatório e em 2 tamanhos:

 



11) Na layer 4 feche os olhinhos da imagem - com o warpbrush, ou com o preenchimento da pálpebra (fica a seu critério, pois dependerá da imagem usada);
12) Faça um movimento na roupa da personagem - em layers alternadas, usando o mesh warp, delicadamente, em pontos específicos:


 



 

13) Estando toda a animação a contento (vá salvando e testando no Animation Shop para ter certeza que os  movimentos estão todos a seu gosto), salve em formato PSPAnimation para preservar a animação e utilizá-la no momento da montagem final de sua tag.

MONTAGEM FINAL DE SUA TAG ANIMADA

1) Salve, as partes de sua tag, a saber:
- Elementos à frente das animações;
- Elementos atrás das animações;
2) Abra no Animation Shop todas as partes salvas de sua tag (frente/fundo/animações) e a monte no Animation Shop, não esquecendo de deixar acionado o recurso PROPAGATE PASTE, pois algumas animações têm menos frames que outras). Deixo a velocidade da animação à gosto, eu utilizei 25.

Espero que se divirta ao montar esta tag.
Tenha um bom trabalho.

Ninh@® Lopes de Sá

 

Créditos:
Elementos AM_SummerRomance
Tube ChubbyFairyLolitaArt-TubedByTYA
MATERIAL AQUI

 

Créditos:
Elementos AM_Sunflower
Tube GGGirlWithDaisies_001
MATERIAL AQUI

 

Ninh@®Lopes de Sá * -Copyright© 2002/2017   -  Todos os direitos reservados*.  Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá  - Ninh@® LS, em 25 de setembro  de 2017. Protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.