Créditos:
Elementos do Scrapkit CaliDesign_WonderlandKitsch
Artwork AKK~NitroComix-Burlesque - recebido em grupo de trocas
MATERIAL AQUI

 

Este trabalho foi feito usando-se o programa PAINT SHOP PRO 2018, da Corel, mas poderá ser feito em qualquer versão deste programa.
Utilizou-se, ainda, o programa ANIMATION SHOP 3.02, da JASC Software.
Utilizou-se o plugin AAAFrames para a moldura, mas é opcional, não obrigatório.
Você só irá necessitar de um kit scrap que contenha elemento capaz de "esconder" o tube principal, para que este saia detrás do mesmo (veja meus exemplos), de um tube que possa ter seus olhos fechados e de um "letreiro" para ser animado (vou ensinar aqui a como montar um).

ROTEIRO

1 - Monte toda sua tag a gosto (eu utilizei o tamanho 800x800 para ter um bom espaço para colocar meu cenário).
2 - Determine o elemento que vai "revelar" o tube, de onde o tube da personagem irá  sair.
3 - Coloque o seu tube de personagem atrás deste elemento e já o deixe na posição inicial (apenas com um pedacinho do rosto aparecendo - veja meus exemplos);
4 - Determine o local onde o letreiro será colocado e demais elementos,com ou sem animação, que queira adicionar.
5- Salve esta tag como ESTRUTURA (sempre faço isto, pois se desejo algo modificar, fica mais fácil ter-se a estrutura toda montada, em layers, constando todos os elementos.

 

IMPORTANTE: Aplique DROP SHADOW em todos os elementos, este recurso ajuda a dar um aspecto de 3D nos elementos. Sempre utilizo um drop shadow suave, nas animações : 1/1/40/5, pois, desta maneira, o objetivo de aspecto 3D é realizado e não interfere na animação. Para os demais elementos eu utilizo: 3/3/60/15.

 

MONTANDO O LETREIRO

a) Usando um preset shape faça uma "base" para que seja seu letreiro (a forma fica a seu critério):

b) Feito isto, transforme em layer (já que criamos uma imagem vetor, ela precisa ser transformada em layer para ser trabalhada);
c) Aplique um Inner Bevel se quiser;
d) Rodeie com "bolinhas", ou, coloque uma carreira de "bolinhas" em cima e embaixo - veja meus exemplos - EM UMA NOVA LAYER;
e) Escreva o que desejar no meio desta figura criada com o preset shape - EM UMA NOVA LAYER;
f) Aplique inner bevel ou glass para que o texto fique mais destacado;
g) Feito isto, duplique as LAYERS (figura; texto e bolinhas);

 


h) Selecione, intercaladamente, as bolinhas de cada uma das layers e aplique ADJUST - BRIGHTNESS & CONTRAST nesta seleção - a configuração fica a seu critério, pois dependerá das cores utilizadas. Veja abaixo como ficaram as layers 1 e 2 das bolinhas com a aplicação do B&C:
 

i) APLIQUE DROP SHADOW nas layers das bolinhas e nas layers do texto;

j) Una as layers (tag+texto+luminoso), ficando com 2 layers , salve em formato PSP Animation, para que a animação final possa ser feita no Animation Shop :
 

E o resultado final será este:

k) Abra esta animação no Animation Shop e salve-a  em formato mng. - no Animation, para que possa ser usado quando da montagem final da sua tag.

 

ANIMANDO A FIGURA QUE APARECE E PISCA

I) Na tag que está montando vá posicionando e duplicando sua figura, uma bem pertinho da outra mas movimentando-se para sair daquele elemento que a esconde (para fazer este movimento, deixe fechada a layer que contém o elemento que "esconde" parcialmente sua figura e, de vez em quando, abra esta layer para verificar como está ficando) - faça isto até ficar com 11 layers - a 12ª layer será a primeira layer que se duplica e, depois, LAYERS - ARRANGE - BRING TO TOP.
Veja como, mais ou menos, deve ficar a animação desta figura:

 



II) Estabelecido o movimento da figura, vamos "fechar" os olhinhos, parcialmente de uma layer, e de forma total na layer seguinte - isto será feito 2 vezes: nas layers 4 e 5 e nas layers 9 e 10:


III) Os olhinhos poderão ser fechados de duas formas: utilizando-se a ferramenta WARP BRUSH, ou usando-se a seleção dos olhos e o preenchimento com a cor da pela da figura que se está animando:

 

 




Neste exemplo usei o método do fechamento com Warp Brush. Só ir usando a ferramenta PUSH, do warp brush em movimento que feche os olhos (de cima para baixo e de baixo para cima).
Na tag que adorna o tutorial usei o método do preenchimento: Selecione a região dos olhinhos, com o conta gotas escolha a cor de pele bem próximo dos olhos e, com o baldinho preencha esta seleção, faça este preenchimento em uma layer separada para depois ser fundida com a layer da figura. Utilize esta layer preenchida e a duplique (uma será o fechamento parcial dos olhos - repare meus exemplos e entenderá e a layer superior com o fechamento completo do olhinho).
 


FECHAMENTO TOTAL


FECHAMENTO PARCIAL


Após o fechamento do olho - como anteriormente disse: primeiro parcial e depois total na layer superior - em uma layer nova faça o traço dos cílios - aplicando neste um blur de 1,0, para amenizar - duplique, e coloque em seu devido lugar - após isto feito, funda as 2 layers (layers - merge - merge down):
 

IV) depois que trabalhou os olhinhos devidamente, coloque as layers 4 e 5 com  posições "X" e "Y" idênticas - veja na layer debaixo e coloque a de cima na mesma posição . Faça o mesmo com as layers  9 e 10.

V) se precisar aproximar as layers subsequentes àquelas em que os olhinhos foram trabalhados, alinhe.

VI) as 12 layers deverão ter o mesmo alinhamento em "Y" - cheque as 12 layers, a não ser que se queira dar um movimento de "voo", como fiz no exemplo da fadinha abaixo.

VII) Feito todos os ajustes, vá à layer onde está o background e MARQUE, utilizando-se da layer 1 da animação, A POSIÇÃO da figura, com um tracinho suave, somente visando se guiar na hora da montagem da tag no Animation, isto facilitará seu trabalho na hora da animação:

 

VIII) Duplique a tag que está montando - WINDOW - DUPLICATE (Shift+D). Nesta cópia que fez, elimine todas as layers só DEIXANDO AS 12 LAYERS DA ANIMAÇÃO DA FIGURA.

IX) Salve esta animação (COM TODAS AS LAYERS ABERTAS) em formato PSPAnimation.

X) Repita o processo para salvar OS ELEMENTOS DE SUA TAG QUE FICARÃO NA FRENTE DA ANIMAÇÃO DA FIGURA e também para salvar OS ELEMENTOS DE SUA TAG QUE FICARÃO ATRÁS DA FIGURA ANIMADA (não se esquecendo da aplicar MERGE VISIBLE, pois senão, ao levar ao Animation Shop a layer de cada elemento aparecerá como frame).

A MOLDURINHA

Para fazer a moldurinha do exemplo acima e do exemplo com a fadinha eu utilizei o PLUGIN AAA FRAMES - TEXTURE FRAME, com 20 de Widht.

Para fazer a moldurinha do exemplo com a cortina de teatro, foi utilizado o plugins FILTER UNLIMITED - FRAME TEXTURED - TEXTURED FRAME 13 - com FRAME SIZE em 20.

ANIMAÇÃO

Abra no Animation Shop todas as partes salvas de sua tag (frente/fundo/animação figura/animação letreiro) e a monte. Deixo a velocidade da animação à gosto.

 

Espero que se divirta ao montar esta tag.
Tenha um bom trabalho.

Ninh@® Lopes de Sá

Créditos:
Elementos do Scrapkit CSBC_AtThePremiere
Artwork by Pinuptoons - CDO
Uso sob licença CDO#3654
MATERIAL AQUI


 

Créditos:
Elementos do Scrapkit Cali_Candy_Land
MATERIAL AQUI

Ninh@®Lopes de Sá * -Copyright© 2002/2017   -  Todos os direitos reservados*.  Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá  - Ninh@®, em 12 de setembro  de 2017. Protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.