Créditos:
Elementos do Scrapkit All Dolled Up: Spring Paradise
Tube Artwork by Ruth Morehead - Tubed by Creanneke
Mask recebida em grupo de trocas
Imagem obtida através do Google Imagens
MATERIAL
 

 

Este tutorial  é uma homenagem à minha primeira mestra nesta deliciosa arte da edição gráfica: Romy Bastos. Há mais de 18 anos atrás, se não fosse ela a me incentivar, não teria tanto me desenvolvido e me apaixonado pelo Paint Shop Pro.

Há duas semanas atrás, fazendo um de seus deliciosos tutoriais: "A Day In The Life", no seu tão completo site "Caderninho", foi que tive a inspiração para a animação deste tutorial.
O tutorial que aqui cito está aqui:
http://www.romybrb.com.br/rbaday/inthelife.htm

Obrigada minha querida mestra Romy Bastos, sempre mestra, e querida amiga, que até hoje nos brinda com seus ensinamentos e sua arte.

Este trabalho foi feito utilizando, além do Paint Shop Pro (a versão por mim usada foi a 2018, mas poderá ser usada qualquer versão do programa, acima da 9) e do Jasc Animation Shop, os filtros COLOR FILTER e PAPER TEXTURE do  Filter Unlimited.
Serão necessários, ainda:
- 1 imagem em JPG (aconselho uma bem colorida, pois assim o trabalho ficará mais interessante);
- 1 tube de borboleta;
- masks para compor o fundo de sua tag;
- 1 moldura para que seja colocada a imagem JPG dentro e
- outros tubes e elementos de scrap.

ROTEIRO

Neste roteiro serão ensinadas as animações do quadro e do movimento da borboleta, as demais animações ficam a seu critério.
 

Tamanho da tag por mim escolhida: 750x650 pixels;

Como primeiro passo, monte toda a sua tag, usando 2 papéis do kit scrap e masks para fazer um bonito fundo (veja meus exemplos - mas é só uma sugestão), determine o local onde ficará a moldura com a imagem em JPG, os elementos animados, a sua borboleta animada, etc.

 

O QUADRO ANIMADO

1 - Copie e cole somente a moldura como uma nova imagem;

2 - Selecione o interior da moldura e aplique: SELECTIONS/MODIFY/EXPAND 12;

3 - LAYERS/NEW RASTER LAYER/ARRANGE/MOVE DOWN;

4 - Abra sua imagem JPG, copie e cole - PASTE INTO SELECTION, nesta nova layer;

5 - Duplique esta layer. Nesta cópia: EFFECTS/PLUGINS/IC.NET SOFTWARE/FILTER UNLIMITED/COLOR FILTERS/ e escolha entre: GRAYSCALE/DESATURE/SEPIA - configurações a seu gosto (o objetivo é deixar a imagem tom sobre tom, sem colorido) :

No caso do DESATURE, deixe bem próximo de 200.

6 - Duplique esta layer na qual acabou de aplicar o color filters, volte à layer da figura original (a colorida), acione a ferramenta CLONE BRUSH), clique com o botão direito do mouse BEM NO CANTINHO INFERIOR - ESQUERDO OU DIREITO - DA IMAGEM, retorne à layer copie (a layer 3 da imagem) e comece a "pintá-la" com o clone (botão esquerdo do mouse), só um pequeno pedaço;
 




O SIZE aqui é só uma sugestão, fica a seu critério.

 

7 - Duplique esta layer que pintou um pedaço com o clone brush, e pinte mais um pedaço, e repita esta operação até ter 8 layers (não conte a layer da figura original, só as "layers copie" (serão 1 layer completamente sem colorido e 7 layers pintadas aos poucos - veja o meu trabalho e irá entender);

8 - Elimine a layer da figura original - só ficaremos com as layers que foram pintadas: a primeira layer sem pintura e a última layer completamente pintada;

9 - Aplique nestas 8 layers:EFFECTS/PLUGINS/IC.NET SOFTWARE/FILTER UNLIMITED/PAPER TEXTURE/CANVAS FINE/DEFAULT;

10 - Transfira uma a uma das layers, juntamente com a moldura, para o Animation Shop, ficando, no Animation, com 8 frames, sendo que a primeira frame será aquela completamente sem pintura e a última aquela totalmente colorida. Salve em formato mng, para ser usada, ao final, quando da montagem de sua tag.

 

A BORBOLETA ANIMADA

a) Copie e cole como nova imagem a borboletinha que irá querer animada;

b) Duplique a layer;

c) Na layer cópia, selecione uma das asas, SELECTIONS/PROMOTE SELECTION TO LAYER:

 

d) Na layer onde selecionou a asa, delete a asa; Faça o mesmo com a outra asinha;

e) Você terá, então, esta borboleta seccionada em 3 partes: asa direita, asa esquerda e corpinho;

f) Com o PICK TOOL, clique em uma das asas, e com a configuração em PERSPECTIVE, "encolha" a asa para dar o movimento de vôo:

g) Com cuidado, usando as "setinhas" de seu computador, faça com que a asa se encaixe perfeitamente no corpinho da borboleta (se necessário, rode um pouquinho a asa);

h) proceda da mesma forma com a outra asa;

i) uma vez estando com as duas asinhas encaixadas e acertadas, una as 3 layers para que a borboleta, com as asas mais fechadas se forme:

j) Salve esta animação em formato PSPAnimation para poder ser encaixada na tag no momento de sua montagem.


 

A MONTAGEM FINAL

I) Determine os elementos da frente e os elementos do fundo de sua tag. Faça cópias e una-os para que sejam levados ao Animation Shop - EU DEIXEI A MOLDURA VAZIA NO FUNDO DA MINHA TAG PARA QUE FOSSE ENCAIXADA A MOLDURA ANIMADA NO MESMO LUGAR. FIZ O MESMO COM A FRENTE DA TAG, DEIXANDO A MOLDURA, COM ISTO TODOS OS ELEMENTOS FICARAM PERFEITAMENTE ENCAIXADOS.

II) Faça com que o seu fundo, no Animation Shop, fique com 8 frames, e monte sua tag.

III) Eu optei pela velocidade 35, mas fica a seu critério estabelecê-la.

 

Espero que goste.
Bom trabalho.
Ninh@® Lopes de Sá

OUTROS EXEMPLOS (imagens reduzidas)



 

Créditos:
Elementos do Yvonne - Hania Design
Mask recebida em grupo de trocas
Imagem obtida através do Google Imagens
Tube BT-GirlwithPearls_SL
MATERIAL
 

 

 

Créditos:
Elementos do Scrapkit Warm Autumn by Pinky Paradox
Mask recebida em grupo de trocas
Imagem obtida através do Google Imagens
MATERIAL
 

Ninh@®Lopes de Sá * -Copyright© 2002/2018   -  Todos os direitos reservados*.  Este tutorial foi criado, escrito e publicado por Ana Maria Lopes de Sá  - Ninh@®, em 28 de maio  de 2018. Protegido por lei de Copyright e não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de discussão sem o consentimento prévio e escrito de sua autora.